Para que cada criança possa ter o seu lugar no mundo de hoje e de amanhã, deve ser livre de tomar a iniciativa de forma responsável e de estar também aberta às diferenças dos outros. Com a metodologia participativa e através do desenvolvimento de projetos, a educação é centrada nas crianças e nos seus próprios processos de aprendizagem num espírito de trabalho em equipa e de coconstrução.
A nossa equipa desenvolve uma relação de respeito e carinho com o seu filho, num ambiente familiar. Esta ligação emocional, multiplicada na relação com os colegas de turma, permite um desenvolvimento cognitivo, motriz e relacional naturalmente ritmados.
Muitos estudos provaram que aprender um outro idioma desde tenra idade desenvolve a criatividade e agilidade mental, abrindo também caminho a uma maior experiência cultural e uma melhor aceitação dos outros. Além disso, uma prática sólida do Inglês trará, naturalmente, mais oportunidades no futuro. No Chapéu de Palha, uma professora especializada e totalmente bilingue anima aulas e atividades em Inglês até 4 vezes por semana na Creche, e diariamente no Jardim de Infância.
Acreditamos na educação inclusiva, pois cada criança é diferente e requer cuidados e atenção profissional independentemente das suas aspirações e necessidades. Neste sentido, sempre que necessário, os nossos educadores trabalham em estreita colaboração com os pais e terapeutas designados para apoiar o desenvolvimento da criança.
Relatórios de atividade regular e de avaliação são enviados pelas educadoras
Atividades conjuntas envolvendo os pais são implementadas com a maior frequência possível estando sempre recetivos a sugestões!
Disponibilizamos aos pais da Creche e Jardim de Infância uma ferramenta digital simples e prática através da qual podem interagir diariamente com a educadora e acompanhar os momentos especiais dos seus filhos.
O papel desempenhado pela AÇÃO da criança na evolução do seu conhecimento demonstra que a criança aprende a conhecer o que a rodeia através da atividade e só adquire um saber autêntico se lhe for dada a possibilidade de experimentar, de agir, de intervir. Desta forma o conhecimento deve ser construído e não aprendido pela criança. Contudo, devemos sublinhar, que todo este agir merece a intervenção de um meio coletivo para que a criança não fique prisioneira do seu próprio saber.
Seguindo esta dinâmica de trabalho planeamos ao longo do ano letivo um conjunto muito dinâmico e completo de atividades necessárias para o desenvolvimento das capacidades individuais de cada criança, com o objetivo de desenvolver :
A motricidade, a criatividade, a linguagem, a matemática / a lógica, o conhecimento do mundo, a capacidade de socialização.
Educação complementar tem como objetivo permitir a cada criança aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades, em complemento da formação escolar
Exemplos de Atividades opcionais propostas:
- Baby yoga
- Dança criativa
- Xadrez
- Natação
- Karaté